25 de outubro de 2012

Tijolo aparente - parte II

O tijolinho aparente é uma paixão quase unanime dos decoradores e arquitetos, entre os clientes o sucesso o mesmo. 


Já falamos sobre juntas e acabamentos na parte I, hoje vamos falar dos cuidados necessários para manter as peças intactas.
Muita gente não sabe, mas esse tipo de parede requer vários (e constantes) cuidados.

Revestimento:
Para evitar que os tijolos soltem pó é necessário impermeabilizá-los. Tal ação ainda auxilia a  retardar o desgaste das peças. 
Pode-se optar pela aplicação de resina ou silicone líquido. 
Silicone - o material penetra no tijolo sem modificar a aparência e o permite respirar. Tem duração média de 02 anos. 
Resina - material à base de solvente que oferece maior durabilidade, mas transforma a cor dos tijolos, escurecendo-os. Há opções de brilhante, semi-brilhante ou acetinado. 

Limpeza:
Em áreas externas as paredes precisam de manutenção constante para evitar o limo. Já as paredes de cozinha e churrasqueiras costumam ficar impregnadas de fumaça e gordura. 

Para a limpeza comum se uma solução não muito forte de água e detergente para escovar toda a superfície, sempre com cuidado para não danificar o cimento de junta.
Se a parede estiver muito suja ou estiver com limo, é melhor diluir um copo de um produto de limpeza à base de amoníaco em 4 litros de água e esfregar a parede com o auxílio de uma escova macia, embebida nessa solução. 
Sempre finalize a limpeza com um enxague de água pura.
No caso de manchar que persistem mesmo à limpeza pesada, utilize uma lixa grossa de madeira para desgastar a área. Lembre-se de reaplicar o revestimento após esse processo com lixa.

Cuidado diário:
O tijolinho é sensível nas quinas e costuma machucar com facilidade. Evite lascas nas peças e machucados em quem está pela casa mantendo um bom espaço de circulação entre a parede e a mobilha.