Não existe uma formula ideal para organizar a mesa, mas algumas dicas podem ser preciosas para deixá-la com cara de foto de revista e ainda cheia da sua personalidade.
Sobre os objetos na mesa:
Para começar, escolha os objetos que merecem destaque na sua casa e que representem quem você é.
Um artigo que trouxe de viagem, um lindo porta-retrato com a fotos de alguém querido, objetos de uma coleção sua... Esses itens vão ser a sua identidade na sala.
Se os itens escolhidos forem muito pequenos, encontre uma linda bandeja para fazer fundo e mantê-los organizados na mesa.
Outro objeto que pode servir de base para acomodar os pequenos itens é o livro de capa dura.
Livros de arte, moda, culinária, viagem, música... enfim, aqueles livros lindos e pesados sobre seus temas favoritos ficam lindos na mesa da sala. (Mais decor com livros aqui.)
Por fim, um indispensável e belo arranjo de flores em um vaso tão lindo quanto. Opte por flores artificiais que sejam muito semelhantes às naturais, essas peças costumam ser caras, mas o investimento compensa: a sala vai ficar sempre alegre e iluminada sem que você precise se preocupar em cuidar das flores.
Dicas sobre os materiais:
Mescle os materiais e brinque com texturas. Utiliza porcelana, prata, metal, cristal...
Crie um contraste entre o tampo e os objetos, a regrinha do quente e frio. Tampos quentes (madeira) pedem objetos frios como cristal e alumínio já os tampos frios (espelhos e vidros) pedem objetos quentes como porcelana e cerâmica.
Sobre a organização em si:
Prefira peças que não atrapalhem a visão de um lado a outro. Você pode incluir um objeto mais alto, desde que não impeça a visão da sala.